Obras

Construção de pórtico na entrada de Piratini está parada há cinco meses

Obra iniciou em agosto e foi abandonada em setembro pela empresa responsável; Município trata dos trâmites para nova licitação e população cobra resolução

Foto: Divulgação - DP - Município espera as últimas vistorias da Caixa Econômica Federal

Sete anos após a colocação das bases de concreto para a criação de um pórtico turístico na entrada da Primeira Capital Farroupilha, no Alto do Rosalvo, a construção foi retomada em agosto do ano passado, em novo local, e paralisada um mês depois. Desde então, na avenida Bernardo Pires, próximo ao trevo de acesso a Piratini, está parte da estrutura que foi erguida e abandonada pela empresa vencedora da licitação. Com cerca de 70% da construção por ser executada, o Município espera as últimas vistorias da Caixa Econômica Federal para realizar um novo pregão e retomar a intervenção.

Após reivindicações por parte de vereadores e da população, o prefeito Márcio Porto (MDB), compartilhou um vídeo em suas redes sociais explicando os motivos da paralisação da obra. Em uma série de comentários, moradores expressaram a insatisfação com o projeto, bem como com o local em que está sendo construído e com a estrutura paralisada há meses em um dos acessos ao Município. "Piratini merece um PÓRTICO de qualidade e não uma cabaninha improvisada. Sugiro repensar o local e modelo, para que fique a altura da 1ª Capital Farroupilha", cita um dos cidadãos. "Agora a Caixa está avaliando de novo para nós podermos fazer a licitação. As pessoas reclamam porque agora ainda é um entulho na entrada da cidade, mas quando estiver pronto será a réplica da Casa da Camarinha e vai ter um posto de recepção de turistas, depois de pronto vai ficar bonito", diz Porto.

O Prefeito explica que o novo local da estrutura, recuado para dentro da avenida Bernardo Pires, foi determinado devido a fim de evitar questões burocráticas que teriam que ser resolvidas junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), se o pórtico fosse localizado na ERS. "Se eu fosse esperar a aprovação do Daer, eu ia ter que gastar mais e esperar mais tempo ainda para fazer. Onde estamos fazendo é domínio do Município".

Até o momento, somente duas etapas do pórtico estão executadas, sendo a base e a estrutura do entorno, restando ainda cerca de 70% de intervenções a serem realizadas. Para a construção foi destinada uma emenda parlamentar de aproximadamente R$ 300 mil. O recurso foi repassado a partir de uma articulação do vereador Sérgio Castro (PDT), conhecido como Serginho. O parlamentar foi responsável pela primeira idealização do pórtico, quando seria localizado no Alto do Rosalvo. "Seria a uns dois quilômetros antes de entrar em Piratini", declara.

Serginho cobra do executivo que o pórtico seja finalizado o mais rápido possível, pois a estrutura estaria atrapalhando a visão que os visitantes deveriam ter do Município. "Até porque é um filho meu também. Eu sei o quanto é burocrático,mas poderia ter saído antes. Ficou uma coisa muito feia que respinga na cidade, são uns caixotes e concreto onde deveria ser um cartão postal. As pessoas que entram ficam questionando o que é isso?", declara.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vitoriense busca recursos para realizar cirurgia na coluna Anterior

Vitoriense busca recursos para realizar cirurgia na coluna

Primeiro dia do 23º Motofest lota o centro de Jaguarão Próximo

Primeiro dia do 23º Motofest lota o centro de Jaguarão

Deixe seu comentário